Vinha

 

A região vinícola de Portalegre situa-se na zona norte do Alentejo.

As vinhas, com ligeiras encostas e intensa exposição solar, situam-se a uma altitude entre os 400 e os 550 metros. Os solos são uma mistura de granito, pedra, argila e alguma ardósia. O microclima desta zona, a Serra de São Mamede, com os seus invernos chuvosos e húmidos e temperaturas elevadas no verão, cria condições excecionais para as vinhas.

A propriedade possui um total de 22 hectares de vinha. Em 1987, foram plantados 10 hectares de vinha tinta e 2 hectares de vinha branca. As castas para o vinho tinto são Trincadeira, Aragonês (Tempranillo em Espanha), Alicante Bouschet e Moreto. As castas para o vinho branco são Fernão Pires, Alva (nacionalmente conhecida como Roupeiro), Arinto e Trincadeira das Pratas. Em 2000, foram plantados mais 10 hectares, com as castas Aragonês, Alicante Bouschet e Touriga Nacional.

Para a máxima qualidade das vinhas, contamos com o auxílio de técnicos especializados; o corte das uvas e das folhas e a vindima manual são algumas das técnicas utilizadas pelo Monte da Penha. As uvas são colhidas no ponto ideal de maturação e é nesta altura que todos se juntam e ajudam: familiares, amigos e colaboradores.